Hemorroida Interna – O que é, Tipos, Tratamento e Remédio

Hemorroida interna é caracterizada pelo inchaço e inflamação das veias que ficam localizadas no reto e que passam a ser observadas no canal anal. A hemorroida interna é classificada em 4 categorias distintas de acordo com o grau de sua condição:

  • Hemorroida interna grau I: não sai pelo ânus, o que impossibilita a visualização da veia inflamada e, consequentemente, dificulta a diagnóstico.
  • Hemorroida interna grau II: sai pelo ânus, mas consegue regredir sozinha, não necessitando intervenção para que a veia volte para dentro do reto.
  • Hemorroida interna grau III: sai pelo ânus e precisa de intervenção para regredir e voltar para dentro do reto.
  • Hemorroida interna grau IV: sai pelo ânus e não é passível de regressão, sendo necessário tomar atitudes alternativas para que volte para dentro do reto.

Quais são os principais sintomas de hemorroidas internas?

Quando acometido pelo surgimento de hemorroida interna, o paciente passa a apresentar alguns sintomas clássicos. Entre eles estão o surgimento de sangue nas fezes juntamente com marcas vermelhas no papel higiênico após defecação, prurido na região anal, dificuldade para defecar seguida de dor intensa, presença de um líquido esbranquiçado no ânus, bem como saliências (em forma de nódulos) incômodas nesse mesmo local.

Como tratar hemorroida interna?

O único profissional capacitado a prescrever o melhor tratamento para hemorroida interna é o proctologista. No entanto, é sabido que a adoção de alguns hábitos simples pode auxiliar no tratamento da condição, como por exemplo, o seguimento de uma dieta rica em fonte de fibras e o consumo de ao menos 2 litros de água por dia. Quando tais ações não se tornam suficientes para tratar e até mesmo curar a hemorroida interna, o médico pode acabar optando por uma das seguintes alternativas:

  • Prescrição de analgésicos para a dor causada pelo inchaço da veia
  • Prescrição de anti-inflamatórios para reverter a inflamação da veia
  • Aplicação de pomadas tópicas com efeito analgésico e humectante
  • Recomendação de banhos de assento

Quando nenhuma das opções acima se demonstra eficaz, pode se tornar necessário recorrer aos tratamentos alternativos que não necessitam de internação e que podem ser feitas no próprio consultório do profissional de saúde. Os procedimentos variam, sendo que as alternativas mais utilizadas atualmente são:

  • Ligadura elástica: Nada mais é do que a aspiração da veia inflamada por meio de uma ligadura seguida da colocação de um elástico. Em torno de 4 a 7 dias após o procedimento, a hemorroida cede e cai. Em alguns episódios, o paciente precisa se submeter ao procedimento mais de uma vez.
  • Escleroterapia: o médico realiza a injeção de uma substância esclerosante no interior da hemorroida para que a mesma seja eliminada através do ânus. Tal substância incita e cicatrização e coagulação do sangue presente na veia saliente, acelerante o processo de recuperação do paciente.
  • Fotocoagulação com infravermelhos: um raio infravermelho é apontado para a hemorroida, realizando o impedimento do fluxo de sangue até que a veia morra.

Em casos mais sérios, mediante a aprovação e indicação do proctologista, o paciente pode necessitar de intervenção cirúrgica. Isso é mais comum para hemorroida grau IV, quando a veia já está exposta e não consegue regredir sozinha para dentro do reto. Caberá ao médico avaliar cada caso para optar pela remoção total da hemorroida ou pela sua recolocação e colagem na parede anal. O paciente passa por anestesia e um tempo médio de internação de mais ou menos 2 dias. É válido lembrar que a cirurgia para proporcionar a solução de um caso de hemorroida se aplica mediante diagnóstico qualificado do proctologista, sendo que nem todos os casos são passíveis desse tipo de intervenção. A cirurgia é mais indicada para pacientes que sofrem com dor, desconforto, sangramentos recorrentes, coceira intensa e diminuição da qualidade de vida em decorrência desses sintomas, aprenda mais sobre o que é hemorroida aqui.

Existe remédio e cura para hemorroida interna?

Tanto remédio quanto prescrição de tratamento e procedimento para cura devem ser feitos pelo médico especialista de confiança do paciente que foi afetado pela hemorroida. Hoje em dia existe uma série de medicamentos que proporcionam alívio e até mesmo a regressão total da veia inflamada. Uma opção caseira que dificilmente é vetada pelo proctologista é o banho de assento, o qual pode ser feito com ingredientes naturais e inofensivos à saúde do paciente. Adquirir o hábito de consumir mais alimentos ricos em fibra é uma opção válida, visto que isso facilita o processo digestivo e a evacuação. Assim, não há mais necessidade de realizar esforço intenso para tal, prevenindo o surgimento de novas hemorroidas. Também é recomendável abolir o uso de papel higiênico para o processo de higienização pessoal, substituindo-o pelo uso de água e sabão na limpeza da região anal. Acredita-se que papéis higiênicos coloridos e acrescidos de fragrâncias podem agravar o quadro de inflamação, devendo ser igualmente descartados como uma forma de evitar que veias saudáveis sejam afetadas.

Real Time Web Analytics

Clicky