Aprenda Como Tratar as Hemorróidas

Video Explicativo Sobre Como Tratar Hemorroidas

Neste Video a Dr. Jessica Wright que é formada em especialista certificada na área de nutrição, consultora de saúde e também uma pesquisadora médica independente demonstra o que é a hemorróida e como tratar:

Hemorroida é a veia localizada entre o reto e o ânus que passa por um processo de inflamação devido à pressão excessiva que é exercida na região. É comum entre mulheres que passam pelo fim do período gestacional ou em indivíduos que precisam realizar demasiada força no momento da evacuação. Não somente, existem grupos de risco, os quais estão mais propensos a se depararem com um episódio dessa condição. Entre eles estão as pessoas com idade superior a 50 anos de idade, as pessoas com sobrepeso ou obesidade, as pessoas que adotam um estilo de vida sedentário e sem qualquer prática de exercícios físicos, as pessoas que praticam sexo anal com alta regularidade, as pessoas que seguem dietas pobres em fontes de fibra e as pessoas que consomem pouca água e líquidos ao longo do dia. Além disso, o surgimento de hemorroidas pode ser favorecido em pacientes que não tratam casos de diarreia e de infecções anais, bem como aqueles que permanecem sentados por longos períodos de tempo.

Existem 2 tipos de hemorroida: a interna e a externa. A hemorroida interna é ainda subdividida em 4 categorias de acordo com o grau da condição:

  • Hemorroida grau I: É aquela que não fica exposta, não ficando visível por não estar para fora do ânus.
  • Hemorroida grau II: É aquela que chega a ficar exposta, mas que não carece de intervenção para voltar ao lugar correto. A redução da veia acontece de forma espontânea.
  • Hemorroida grau III: É aquela que fica exposta de fato e que carece de intervenção para voltar ao lugar correto. Nesse caso, não é necessariamente mandatória a intervenção cirúrgica.
  • Hemorroida grau IV: É aquela que fica exposta e visível por estar para fora do ânus e que não consegue regredir por meio da prescrição de medicamentos tópicos ou tratamentos caseiros. Em casos assim, a intervenção cirúrgica é a opção que promove alívio e cura.

Já a hemorroida externa pode não apresentar sintomas logo de início. Contudo, com a evolução da infecção da veia, os incômodos se tornam mais intensos, causando bastante desconforto para o paciente. Pode haver sangramentos no momento da evacuação, prurido persistente e dores.

Qual é o tratamento para hemorroida mais eficaz?

Aprenda como tratar hemorroida neste paragráfo.Evite sempre a automedicação. Consulte um médico para saber qual é o tratamento mais eficaz para o seu caso de hemorroida, pois as prescrições podem variar muito de acordo com o caso de cada paciente. No entanto, o que se pode dizer é que há várias formas de tratar a hemorroida. As formas menos invasivas, as quais não consistem em submeter o indivíduo a um procedimento cirúrgico são:

  • Aplicação de pomadas no local do inchaço para que haja diminuição do mesmo. Da mesma maneira, pode-se recorrer aos banhos de assento para alívio diário das dores e coceiras.
  • Ministração de anti-inflamatórios e antibióticos como remédios de uso interno para tratar o quadro de inflamação e inchaço progressivo.
  • Aplicação de injeções com soluções capazes de dissolver os coágulos que impedem a plena circulação de sangue nas veias da região retal e anal.
  • Prescrição de um tratamento a base de coagulação infravermelha, a qual consiste na introdução de uma sonda sob a veia inflamada para que o sangue volte a circular novamente. Como consequência, a hemorroida inicia um processo de retração até que retroceda por completo.

Já os procedimentos cirúrgicos culminam na completa remoção da hemorroida ou na introdução de um anel elástico que estrangula a hemorroida até que a mesma caia sozinha. Tais soluções são recomendadas apenas para casos em que as demais alternativas não apresentam resultados satisfatórios, afetando diretamente na qualidade de vida do paciente.

Pomada ou Remédio?

O melhor tratamento, independentemente de se basear na aplicação de pomada ou no consumo de remédios, pode ser prescrito apenas por um médico especialista. No caso da hemorroida, o profissional da área de saúde mais apto a acompanhar cada caso é o proctologista. O que se pode afirmar sobre as pomadas é que as mesmas são capazes de atuar nas veias inchadas e inflamadas, causando conforto imediato após a aplicação. Algumas delas podem inclusive conter poder cicatrizante e hidratante para tratar a pele comprometida da região. Supositórios e cremes também são capazes de complementar o tratamento para que os resultados sejam observados com mais rapidez, especialmente quando os sintomas característicos da hemorroida passam a se tornar altamente incômodos. Já os remédios, os quais podem ser anti-inflamatórios ou antibióticos, podem ser recomendados pelo médico para iniciar o desinchaço da hemorroida e para tratar eventuais infecções que costumam acompanha-la. Esses medicamentos tratam também o prurido, os sangramentos e as secreções, aprenda mais sobre o que é hemorroida aqui.

Os pacientes que procuram o proctologista logo após o surgimento dos primeiros sintomas que sugerem a existência da hemorroida podem chegar a eliminar as chances de encarar as consequências que tal condição apresenta ao longo prazo. Tratamentos precoces conseguem, inclusive, eliminar de vez o problema e evitar recorrência.

Real Time Web Analytics

Clicky